Silicone para altas temperaturas: o que considerar ao escolher um?

Silicone para altas temperaturas: o que considerar ao escolher um?
5 de abril de 2022 Solução Selantes
Silicone
Silicone para altas temperaturas: o que considerar ao escolher um?

Os silicones para vedação são utilizados para diferentes aplicações, desde a pia da cozinha da sua casa até os componentes dos carros e os fornos industriais. Para cada uma das aplicações, existem produtos mais indicados, como o silicone para altas temperaturas.

Em um caso em que se faz necessário realizar a vedação de uma peça ou objeto que seja submetido à altas temperatura com frequência, como os fornos, as chaminés, as caldeiras, tampas de válvulas automotivas e até mesmo itens de construção civil, o produto indicado para resistir a essas condições sem comprometer sua funcionalidade é o silicone de vedação específico para altas temperaturas. Continue lendo para saber quais aspectos considerar no momento de escolher esse produto:

Temperatura suportada

Cada fabricante apresenta um nível máximo de temperatura suportada específico para o seu produto, e esse é um dos aspectos mais importantes para se levar em consideração no momento de escolha do silicone para altas temperaturas. Para realizar a escolha correta, é preciso saber qual será a finalidade de aplicação e qual é a temperatura máxima que pode ser atingida pelo item que se deseje vedar.

Silicone neutro ou acético

Existem dois tipos básicos de silicone para altas temperaturas, e eles são: neutro e acético. Em resumo, a diferença principal desses dois tipos é que o acético desempenha uma função anti fungos, sendo a opção mais indicada para utilizar em locais que são expostos a um alto nível de umidade. Além disso, o silicone neutro não apresenta odor algum e é a opção mais indicada para ser aplicada em superfícies mais sensíveis, nas quais o silicone acético pode causar danos.

Tipo de embalagem

Dentro dessa categoria de silicones para altas temperaturas, é possível encontrar alguns diferentes tipos de embalagens, e pensar em qual delas facilitará a aplicação para o seu caso em específico é um dos aspectos que deve ser levado em consideração. Os tipos de embalagens mais comuns são a de bisnaga e a embalagem feita para ser acoplada em uma pistola aplicadora.

Quer saber mais informações sobre esse ou outros tipos de selantes? Então entre em contato conosco agora mesmo!