Aplicadores para adesivos e selantes: como escolher o ideal?

Aplicadores para adesivos e selantes: como escolher o ideal?
14 de outubro de 2021 Solução Selantes
Adesivo selante
Aplicadores para adesivos

Os aplicadores são ferramentas utilizadas para garantir aplicação uniforme e eficaz, reduzindo a perda e permitindo excelente acabamento. Este tipo de ferramenta é bastante utilizada por profissionais da área, mas também pode ser utilizado por pessoas comuns que desejam realizar a aplicação de adesivos e selantes de maneira mais precisa, desempenhando menor esforço.

Saiba como escolher o aplicador ideal para o seu caso:

Qual é a sua necessidade?

Quando se fala em aplicadores , existem diferentes tipos para atender necessidades distintas, desde os aplicadores manuais a elétricos e pneumáticos. Se a sua intenção é utilizar para realizar um reparo em sua casa, por exemplo, um de mecanismo manual provavelmente atenderá sua necessidade, enquanto que para uso profissional na indústria ou construção civil possa fazer mais sentido optar por um aplicador elétrico ou pneumático.
Se a escolha for por um produto com mecanismo manual, um fator importante é escolher o aplicador com a vantagem mecânica adequada para o adesivo e selantes que será aplicado.

Vantagem mecânica de aplicadores manuais e a relação com a viscosidade do produto

A vantagem mecânica do aplicador manual está relacionada à força necessária que empregamos na hora de aplicar um produto, ela é indicada por um conjunto de números e quanto maior essa relação menor a força necessária na hora da aplicação.

Para escolher o aplicador com a vantagem mecânica ideal para a sua aplicação, é importante ter conhecimento da viscosidade do produto que se pretende aplicar.

A relação começa em 8:1, ou seja, o aplicador de menor força mecânica, exigindo mais força do profissional que está aplicando o produto. Esse tipo de aplicador é recomendado para selantes de baixa viscosidade, como silicones (por ex. SOLUSIL MULTI, SOLUSIL PROFISSIONAL ACÉTICO e SOLUSIL PROFISSIONAL NEUTRO), já para aplicar um adesivo mais pesado, como a cola de para-brisa (por ex. PU 55 BOND, PU 55 PLUS) precisará de um aplicador com vantagem mecânica maior, sendo o mais recomendado um produto com vantagem mecânica de 18:1 ou 26:1.
Aplicadores elétricos ou pneumáticos não possuem vantagem mecânica, uma vez que a aplicação é feita através de um motor elétrico ou a ar, ou seja, não depende força manual aplicada no gatilho.

O aplicador Solufix Ultra Power Change

O aplicador Solufix Ultra Power Change é um super lançamento de produto 2 em 1, que garante 2 opções de vantagem mecânica (12:1 e 25:1) e possui um dispositivo para alívio de pressão de extrusão. Este produto entrega uma grande versatilidade de aplicação tanto para produtos com baixa quanto alta viscosidade.

Além do aplicador Solufix Ultra Power Change, a Solução Adesivos e Selantes conta com ampla variedade de aplicadores manuais, elétricos e pneumáticos, para atender desde produtos de baixa a alta viscosidade, tanto para produtos envasados em cartucho como sachê. Entre em contato com a gente para saber mais informações e escolher o modelo que melhor atenderá sua necessidade.