Quais são as diferenças entre silicone neutro e acético?

Quais são as diferenças entre silicone neutro e acético?
9 de setembro de 2021 Solução Selantes
In Adesivo selante
silicone neutro e acético

Uma rápida pesquisa no Google por qualquer um desses silicones traz incontáveis ​​artigos e postagens de blog com títulos como “Selantes de cura neutra versus acética” ou “Comparação de cura neutra e acética” – que pode dar a um leitor casual a impressão de que um é melhor do que o outro.

Na realidade, os dois materiais são igualmente úteis. Eles são simplesmente adequados para diferentes ambientes e usos. Neste artigo, a Solução Selantes vai explorar os pontos fortes e fracos do silicone acético e do silicone neutro, bem como qual material é adequado para cada tipo de projeto.

Silicone acético

Esse silicone leva esta nomenclatura por liberar ácido acético em seu processo de cura. Fãs de química e cozinheiros vão lembrar que o ácido acético é, além da água, o principal componente do vinagre – e a primeira coisa que você notará ao usar o selante acético é seu cheiro de vinagre.

Pela presença do ácido acético em seu processo de cura, mesmo em pouca concentração, pode causar corrosão em alguns metais, o que, como discutiremos em breve, afeta a maneira como o silicone acético deve ser usado.

Vantagens do silicone acético

Uma das maiores vantagens dos silicones acéticos é que eles secam significativamente mais rápido do que o silicone neutro – na verdade, o silicone acético geralmente se torna livre de pegajosidade em minutos, embora seja importante entender que não será totalmente curado por até 24 horas.

Desvantagens do silicone acético

Como mencionamos anteriormente, a presença de ácido acético encontrado no processo de cura do silicone acético “pode oxidar alguns metais”. Isso pode causar descoloração ou manchas quando usado em pedras naturais. O ácido acético também pode danificar certos metais, como latão e cobre – e é importante manter os componentes eletrônicos sensíveis longe do silicone acético durante a cura, pois os vapores resultantes podem causar danos. Por último, mas não menos importante, o referido odor causado pelo silicone acético não é exatamente agradável.

Silicone neutro

Como o nome indica, o silicone neutro cura de maneira diferente da vedação com silicone acético. Mais especificamente, a cura neutra libera álcool ao secar, como o ácido acético. Aqui está um resumo rápido de suas vantagens e desvantagens.

Vantagens do silicone de cura neutro

Como o silicone neutro não cria um ambiente ácido, é a solução perfeita para vedar materiais que, de outra forma, seriam danificados pelo selante acético. Além disso, o silicone neutro é melhor para uso externo porque é mais resistente às intempéries do que o silicone acético.

Desvantagens do silicone neutro

O tempo de secagem mais longo do silicone neutro pode ser uma desvantagem para quem deseja terminar seu projeto o mais rápido possível. Se você está vedando um espaço em seu chuveiro, por exemplo, você pode não querer esperar 24 horas para tomar banho.