As vantagens de usar um primer automotivo

As vantagens de usar um primer automotivo
23 de setembro de 2019 Solução Selantes
In Dicas

As vantagens de usar um primer automotivo

O primer automotivo é utilizado como camada preparatória para a instalação de peças no veículo. Funciona como um preparador que fixa o material na tinta. Desta forma, ao aplicar a peça, a tinta não descasca e o trabalho com metal, plástico e vidro – principalmente – fica muito mais fácil.

Para evitar problemas com os diversos materiais que entram em contato com a tinta, existem produtos específicos para cada tipo de material. Por exemplo, diferentemente do Primer PU e do Primer, temos o Wash Primer: este atua como um produto anti-ferrugem a fim de proteger peças de aço e metal com o passar do tempo.

Os outros dois primers funcionam como “universais”, para preparação dos materiais aderirem à tinta do veículo, porém, sem a proteção anti-ferrugem. A diferença entre eles é que o Primer PU possui os polímeros de poliuretano, o que cria uma aderência maior para com as partículas de tinta.

Em casos de uso do primer para a pintura, algumas pessoas consideram que seu uso pode implicar no risco do trabalho ter os detalhes do kit de pintura escondidos. Neste caso é porque ele é uma pintura mais densa ou grossa. A solução é simples: dissolver mais o produto para não tapar os detalhes dos kits de pintura. Afinal de contas o primer funciona também como um melhorador de aderência e melhorar o acabamento da pintura.

É frustrante e custoso, tanto em tempo quanto em dinheiro, quando uma tinta descama devido ao mau uso ou não uso do primer. Isso traz a necessidade de repetir toda a preparação da superfície e recomeçar o trabalho do zero.

Além de estarmos cientes das vantagens do primer é preciso entender como aplicar. A preparação, solubilização e o uso da pistola correta para a aplicação. Neste sentido, verifique sempre as instruções no rótulo do fabricante para garantir a maior aderência e resistência, para embelezar o produto final.

Foi pensando nesses quesitos que a Solução Selantes criou o Soluprimer Solufix. Ele potencializa a adesão de selantes e colas PU. Possui uma secagem rápida entre 10 e 15 minutos e é indicado para o uso em substratos com vidro – com cerâmica frita, PMMA ou policarbonato – mas também pode ser utilizado em outros substratos como ABS ou poliéster.

Consulte nosso acervo e adquira o que temos de melhor qualidade para o que você precisa! Conte conosco para os melhores produtos em adesivos e selantes.